O Instituto Morro Azul em parceria com a Prefeitura de Aquidauana realizou no último sábado (13), a segunda etapa do 1° Pantanaves – Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga.
O 1° Pantanaves – Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga teve como objetivo de promover a observação de aves como uma atividade de ecoturismo na região de Aquidauana e conservação da biodiversidade. O evento foi dividido em duas etapas.
A segunda etapa ocorreu no sábado (13), na Estrada-Parque de Piraputanga, com a participação no Global Big Day, que é um evento mundial de observação de aves que visa contribuir com dados científicos sobre a distribuição e abundância das aves ao redor do mundo, compartilhando esses dados em uma plataforma online global.
No percurso, em Aquidauana, foram registradas 53 espécies, incluindo tanto espécies comuns, quanto algumas mais raras de avistar. Entre elas, destacam-se: a arara-azul, arara-vermelha, sabiá-laranjeira, udu-de-coroa-azul, surucuá-de-barriga-vermelha, pica-pau-de-topete-vermelho, periquito-rei, andorinha-do-rio, saí-azul, guaxe, fim-fim, soldadinho e muitas outras.
São parceiros do evento o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Aquidauana via Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente.