A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram tutorial sobre o preenchimento do Sistema Carta-Consulta Digital para acesso aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Para a superintendente do órgão Rose Modesto, a sistema vai agilizar o processo de concessão do FCO.
O sistema foi desenvolvido pela Sudeco em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e é voltado para empresários ou produtores rurais que buscam obter financiamento junto ao FCO, especificamente para empreendimentos acima de R$ 500 mil ou de qualquer valor no caso das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Por meio das Cartas-Consulta Digitais, o solicitante poderá acompanhar com mais facilidade o processo de análise pelas instituições financeiras e Conselhos de Desenvolvimento Econômico estaduais e do Distrito Federal. O sistema funciona como uma carta de intenções em que são apresentados dados do empreendimento a ser financiado, receitas atuais e futuras, relações de itens financiados, além da indicação dos benefícios para o desenvolvimento local e regional.
Para a Coordenadora-geral de Fundos de Desenvolvimento e Financeiro da Sudeco, Luciana Barros, “a expectativa com o novo sistema é diminuir erros, sanar dúvidas, tornar o processo mais prático, transparente e célere. Com isso, conseguimos trazer mais segurança ao tomador no processo de concessão de crédito junto ao FCO.”
O tutorial foi fruto da parceria entre a autarquia e a CNA para capacitar técnicos das federações estaduais de agricultura e sindicatos rurais.
Treinamentos FCO Digital
Nos últimos meses a Sudeco tem realizado treinamentos presencias em todos os estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal, capacitando produtores, empresários, consultores, agentes de crédito e gestores dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico dos estados e DF sobre o processo de obtenção de financiamentos através do Sistema de Cartas-Consulta Digitais. Estão previstos mais encontros para dar continuidade aos treinamentos aos demais setores produtivos.