O prefeito Odilon Ribeiro recebeu a presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de Furnas dos Baianos – Ivete Carrera Pires, que trouxe exemplares de farinha de mandioca produzida artesanalmente na Furnas dos Baianos.
A Farinha de Mandioca da Furnas dos Baianos, conforme destacou o prefeito Odilon, é de excelente qualidade e ele considera como uma das farinhas artesanais mais saborosas do mundo e, claro, está entre as melhores do Brasil.
De acordo com Ivete Pires, atualmente, são fabricados na farinheira de Furnas dos Baianos cerca de 2.500 quilos de farinha a cada 6 meses. A produção é vendida pelos associados e pela associação no comércio local.
A produção é feita dentro das normas técnicas e possui alvará sanitário expedido pela Prefeitura de Aquidauana. A fabricação de farinha de mandioca é uma atividade permanente na comunidade, que iniciou há muitas décadas com a chegada da comunidade quilombola na região de Piraputanga. Já a fabricação para a comercialização local iniciou em 2004.
Como forma de incentivar a agricultura familiar, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, é parceira dos produtores na fabricação da farinha de mandioca. Atualmente, a associação dispõe de uma patrulha agrícola para realização dos serviços, na qual a prefeitura contribui com o óleo diesel e auxilia na manutenção do maquinário.
A dirigente da associação, na reunião, pediu o apoio da prefeitura para a realização de um projeto de construção de uma nova da sede para a associação. Na oportunidade, o prefeito Odilon também recebeu o convite para o “Arraiá dos Baianos”, festa que tradicionalmente acontece na Furna dos Baianos e será no próximo dia 08 de julho.