Hoje (11) é dia de muita faxina no Bairro Cristo Rei. A semana começa com um mutirão de limpeza organizado pela Administração Municipal, através das secretarias de Saúde (Vigilância em Saúde) e de Obras, e em parceria com a Associação de Moradores.
O objetivo da ação é eliminar qualquer foco do “mosquito palha” ou “cangalhinha”, que transmite a leishmaniose, ele é pequeno, de cor clara e pousa de asas abertas.
Anastácio já conta com 15 notificações positivas da doença. E para prevenir a proliferação desse mosquito são necessários alguns cuidados, como: limpar quintais e terrenos baldios, recolher folhas e galhos, eliminar resíduos sólidos orgânicos (como restos de comida e fezes de animais).
As equipes estão fazendo a limpeza no perímetro da Escola Honorivaldo Alves de Albres até a rua antes dos Ribeirinhos. Depois, as equipes se deslocam para a rua abaixo da escola até a BR 262. Em seguida será a vez do Bairro dos Ribeirinhos.
A coordenadora da Vigilância em Saúde Luciene Arce reforça que as equipes passarão uma única vez no local. “O morador que colocar os entulhos depois disso será notificado. Todos precisam colaborar com a limpeza”, disse.