NOTÍCIAS

Prefeitura de Anastácio quer saber, já cuidou do seu quintal hoje ?

A pergunta parece simples, mas o assunto é bastante sério.
Nos últimos dias o aumento nos casos de dengue tem preocupado a Administração Municipal e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde foram intensificadas.
Somente neste ano, até esta data, já foram notificados 24 casos de dengue em Anastácio.
Os sintomas são febre (39°C a 40°C e com início repentino) e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações: dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Se você está assim, procure sua ESF para avaliação e conduta médica.
𝐄 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐞𝐯𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐚 𝐝𝐞𝐧𝐠𝐮𝐞?
Se cada um fizer a sua parte, podemos evitar essa doença com cuidados simples, como:
Manter os quintais limpos, jogando fora tudo que possa acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas
Tirar sempre a água dos pratos de plantas
Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo
Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água
𝐎𝐮𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐨𝐞𝐧ç𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐝𝐨 é 𝐚 𝐥𝐞𝐢𝐬𝐡𝐦𝐚𝐧𝐢𝐨𝐬𝐞.
Ela é transmitida, principalmente, por animais silvestres e insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.
Fique atento e procure sua ESF na presença dos seguintes sintomas:
𝐋𝐞𝐢𝐬𝐡𝐦𝐚𝐧𝐢𝐨𝐬𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐜𝐞𝐫𝐚𝐥: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e/ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
𝐋𝐞𝐢𝐬𝐡𝐦𝐚𝐧𝐢𝐨𝐬𝐞 𝐭𝐞𝐠𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫: lesões na pele e/ou mucosas, podendo ser únicas, múltiplas, disseminadas ou difusas, com aspecto de úlcera, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolor.
𝐋𝐞𝐢𝐬𝐡𝐦𝐚𝐧𝐢𝐨𝐬𝐞 𝐧𝐨𝐬 𝐜ã𝐞𝐬
Os animais domésticos, em especial o cachorro, são muito queridos e tidos até como filhos. Mas é preciso acionar a Zoonoses (pelo telefone 99287-3667) para agendar uma avaliação e possível teste, no caso do seu cão apresentar os seguintes sinais: queda de pelo; descamação e feridas na pele; febre irregular; conjuntivite; crescimento exagerado das unhas; diarréia, parestesia de membros posteriores; hepatoesplenomegalia; emagrecimento e apatia.
𝐄 𝐬𝐚𝐛𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐭á 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐭𝐮𝐝𝐨? 𝐀 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃!
Dados do mês de fevereiro de 2024 mostram que tivemos 117 notificações, sendo 69 casos positivos em nosso município. No momento 12 pessoas estão em isolamento.
Parece gripe, mas procure seu posto de saúde para uma consulta médica se apresentar os sintomas: febre (maior de 37,8ºC) ou sensação febril; calafrios; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; congestão nasal (coriza); problemas no olfato ou no paladar.
Se precisar, use máscara. Lave sempre as mãos. Se cuide.
E você tiver alguma dúvida, denúncia ou quiser solicitar algum serviço relacionado à Vigilância em Saúde (Zoonoses, Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Vetores), entre em contato pelo telefone 99287-3667 ou procure os profissionais no endereço Rua 8 de Maio nº 290, Centro.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas