NOTÍCIAS

Precoce MS: Programa faz abates no Mato Grosso do Sul crescer 13,8%

Em 2024, o número de abates de animais em Mato Grosso do Sul aumentou 13,8%, superando 3,5 milhões, apesar da redução de área de pastagem e do rebanho. Esse crescimento é atribuído ao uso crescente de tecnologias pelos produtores e aos incentivos do Governo do Estado, especialmente por meio do programa Precoce MS. O abate de novilhos precoces, por exemplo, saltou 112% desde 2018, passando de 722.217 bovinos para 1,534 milhão de animais no ano passado.

O programa Precoce MS foi apresentado em uma palestra na Dinapec 2025, pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico-Sustentável, Rogério Beretta, e o presidente da Associação dos Produtores de Novilho Precoce de MS, Rafael Gratão. Eles destacaram os avanços do programa, que trouxe maior sustentabilidade à pecuária do estado, promovendo eficiência e adaptação às novas tecnologias.

Segundo Beretta, o programa se ajustou às exigências tecnológicas e ambientais, com o objetivo de tornar o Estado carbono neutro até 2030. Ele também destacou que o Precoce MS agora atende aos critérios do PNEFA-MS, que visam melhorar o controle zootécnico e zoossanitário, as condições de biossegurança e a rastreabilidade animal, garantindo mais segurança na cadeia da carne.

No ano passado, o programa Precoce MS remunerou os produtores cadastrados em mais de R$ 117 milhões. Atualmente, há 2.848 produtores no programa, com 516 estabelecimentos que adotaram boas práticas agropecuárias. A reforma do programa, iniciada em 2017, busca aumentar a produção sustentável, e a partir de abril, todos os produtores deverão passar por um processo de avaliação de suas propriedades para continuar no programa.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas