Durante a sessão de ontem, a Câmara Municipal de Aquidauana, sob presidência do vereador Everton Romero, lançou o programa “Zera Fila”, que será executado em parceria com Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
Na sessão legislativa, o prefeito Mauro do Atlântico e os vereadores apresentaram em detalhes como vai funcionar o programa, que já terá seu primeiro mutirão neste sábado, 27, no qual serão oferecidos 500 exames de ultrassonografia e 100 cirurgias eletivas para a população de Aquidauana.
Estavam presentes na sessão os vereadores Everton Romero (presidente), Ana Saravy, Valter Neves, Genivaldo Montana, Reinaldo Kastanha, Renato Bossay, Wezer Lucarelli, Nilson Pontim, Fred Frank e Juraci Jesus, além do prefeito Mauro e da primeira-dama Vera Lúcia Batista.
O objetivo do programa é de reduzir as filas de espera e agilizar o acesso dos cidadãos aquidauanenses aos serviços de saúde, promovendo mais qualidade de vida. Os exames e as cirurgias serão custeados pela Câmara Municipal de Aquidauana por meio da devolução do duodécimo para a prefeitura.
“Agradeço a Câmara por essa parceria e sensibilidade em ajudar a rede municipal de saúde! Este é um momento importante para nossa cidade, pois estamos proporcionando à população o acesso a exames e cirurgias que, muitas vezes, demoram acontecer devido à alta demanda. Com essa ação, buscamos diminuir as filas e garantir que as pessoas tenham um atendimento mais rápido e eficiente”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
“A Câmara Municipal está empenhada em apoiar ações que tragam benefícios diretos à saúde e ao bem-estar da população. A devolução do duodécimo por parte do Legislativo é um gesto de comprometimento com a saúde pública, e o mutirão ‘Zera Fila’ é uma ação concreta que ajudará a reduzir as filas e melhorar a vida de muitos aquidauanenses”, explicou o presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Romero.
Com o objetivo de oferecer mais agilidade e qualidade nos atendimentos, o mutirão “Zera Fila” iniciará às 7h no sábado, dia 27, com os exames de ultrassonografia sendo realizados no Hospital Funrural e Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.
Para garantir organização e qualidade no atendimento, os pacientes que já solicitaram ultrassonografias nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) serão comunicados e terão seus exames agendados diretamente pela Central de Regulação.
Já as 100 cirurgias eletivas, que beneficiarão pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos serão definidas conforme os resultados dos exames de ultrassom. Ou seja, a cirurgia eletiva que o cidadão precisar após diagnosticado em exame pelo médico, será agendada e realizada com aporte do programa “Zera Fila”.
Segundo pontuou a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Sandra Calonga, a SESAU informou ao Legislativo a alta demanda desses exames. “Diante dessa informação, o Poder Legislativo definiu investir o duodécimo para começar o programa já ofertando as ultrassonografias e as eletivas. O mutirão ‘Zera Fila’ é uma ação planejada com muito cuidado, visando atender às necessidades da população de forma organizada. Estamos trabalhando para que todos os exames e cirurgias sejam realizados de forma rápida e segura”, afirmou a secretária Sandra.