A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Polícia Militar Ambiental (PMA) estão realizando uma ação conjunta para preservação da Estação Ecológica Colorado, com cerca de 13 mil hectares, com os Rios Miranda e Vermelho e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, formando um corredor essencial para a fauna, flora e o contexto todo do bioma pantaneiro.
Para reforçar a segurança e assegurar o cumprimento das normas ambientais, equipes do 3º Grupamento Polícia Militar Ambiental da Barra do Aquidauana, realizaram nesta semana a instalação de sinalização de advertência, vistoria das áreas sensíveis, revisão de acessos para que possam executar o monitoramento na área protegida. “Após a abertura a pesca em 2026, a nossa equipe da PMA estará fiscalizando a área de proteção da Estação”, afirmou 3º Sgt Antonieto.
O trabalho inclui instalação de placas de segurança, revisão de pontos sensíveis e monitoramento da área, que é de proteção integral e tem acesso restrito devido à presença de grandes felinos e à alta sensibilidade ecológica.
Importante destacar que, todo o acesso ao interior da Estação depende de autorização formal e expressa da Polícia Militar Ambiental e da Prefeitura, sendo restrito a equipes técnicas e pesquisadores qualificados, sob protocolos rigorosos. Ou seja, toda e qualquer atividade ou visita recreativa na Estação é proibida.
A Estação Ecológica Colorado é classificada como Unidade de Proteção Integral e a sede administrativa permanece na zona urbana de Aquidauana, devido ao histórico de circulação de grandes felinos e ao registro de um ataque fatal a ser humano nas proximidades da Estação.
Com esse trabalho integrado, a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental reforçam as ações para proteção da biodiversidade, a segurança da população e a preservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
