A Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio das Secretarias Municipais de Administração e de Produção realizou a solenidade de abertura do mutirão para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação aconteceu na Aldeia Água Branca.
O mutirão para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), acontece nos dias 02 a 05 de outubro em Aquidauana. Sendo dias 02 e 03/10 na Aldeia Água Branca, para atendimentos das aldeias Água Branca, Morrinho, Lagoinha e Imbirussu; dias 04 e 05 na Aldeia Ipegue, para atender as aldeias Ipegue, Colônia Nova e Bananal.
Durante esse mutirão, a inscrição no CAF pode ser feita gratuitamente e esse cadastro é requisito básico para que os pequenos produtores possam ter acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura familiar. O documento tem dados pessoais, dados territoriais e produtivos do imóvel rural.
O CAF é o documento de identificação, uma espécie de Carteira de Identidade do Agricultor Familiar, é indispensável para obter acesso aos Créditos Rural, de Habitação Rural, Incentivos à Produção e Comercialização, da Agroindústria e entre outros.
“Esse documento é importantíssimos para os produtores, sem ele o produtor não consegue crédito bancário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar (PNAE). Com o CAF os produtores conseguem linhas de crédito e, com isso, leva mais geração de renda aos nossos trabalhadores rurais”, explicou a secretária de Produção, Paula Polini, que acompanhou a ação na manhã de hoje.
Estiveram presentes participando da solenidade de abertura, a secretária de Produção, Paula Polini, no ato representando o prefeito Odilon Ribeiro, o diretor-presidente da AGRAER – Washington Wileman, a coordenadora local de Aquidauana da AGRAER – Simone Rodrigues, a coordenadora regional da AGRAER em Anastácio – Vera de Oliveira, os caciques: Julison Farias (Água Branca), Cláudio Lipu (Imbirussu), Oto Lara (Colônia Nova), Levison Vicente (Lagoinha) e Diogo da Silva (representando a Aldeia Morrinho), e o coordenador dos povos originários e agricultores tradicionais de MS – Dionédson Terena.