NOTÍCIAS

Prefeitura de Aquidauana terá encoleiramento de cães para prevenir a Leishmaniose

Aquidauana está participando de um importante projeto que impacta a saúde animal e, por consequência, a saúde humana, que é o combate e a prevenção a Leishmaniose.
Em Aquidauana, nesta primeira etapa, haverá a colocação de coleiras com repelente contra o mosquito de leishmaniose em 2 mil cachorros de vários bairros da cidade. A ação iniciará na próxima semana, com a identificação, testagem dos cães e o encoleiramento.
Conforme dados da SESAU, os trabalhos do Censo Canino e da testagem dos cães iniciarão pelos bairros com maior incidência de leishmaniose em Aquidauana, que são eles: Jardim Aeroporto, Vila Pinheiro e bairro Nova Aquidauana. Após concluírem nesses locais de maior incidência, a campanha será estendida para os outros bairros da cidade.
A participação de Aquidauana só foi possível por conta da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde e UEMS/Aquidauana, nesse projeto que visa atender as cidades de MS que apresentaram alta incidência de leishmaniose nos cães e casos de leishmaniose visceral em humanos, inclusive com óbitos.
Junto com os acadêmicos do curso de Zootecnia da UEMS/Aquidauana, os profissionais da Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias estarão visitando as casas nos bairros de maior incidência para fazer o Censo Animal e já cadastrando os cães.
Atenção:
Pedimos a atenção dos moradores, a ajuda da população desses bairros para receberem bem os entrevistadores e prestar as informações corretas, pois isso ajuda muito na ação.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas