A Justiça Eleitoral e Civil tem sido implacável contra políticos do PSDB, desta vez o a justiça condenou o ex-prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza, a uma multa e à inelegibilidade por oito anos, de 6 de outubro de 2024 a 6 de outubro de 2032.
Também foram multados os ex-candidatos Juliano Rodrigo Marcheti e Roney dos Santos Freitas, além da coligação “Caminho Certo, Futuro Seguro” do PSDB.
A decisão foi do juiz Luciano Pedro Beladelli, em 13 de janeiro de 2026, após uma investigação que revelou contratações temporárias irregulares antes da eleição de 2024, impactando a igualdade entre os concorrentes.
Caso Beto Pereira
Segundo publicado pelo site Midiamax, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul conduz quatro inquéritos que apuram esquema de fraudes no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS). Em um deles, o nome do deputado federal Beto Pereira (PSDB) é citado como suposto líder da organização criminosa e chefe da corrupção no órgão.
O esquema tinha como peça-chave o despachante David Cloky Hoffaman Chita, que foi preso mês passado. Além disso, o grupo contava com assessor “braço direito” do parlamentar, Thiago Gonçalves, e com servidores comissionados que atuaram em campanhas do PSDB, como Yasmin Osório Cabral — que está sob monitoramento de tornozeleira eletrônica.
Thiago Gonçalves foi intimado a prestar depoimento, referente ao inquérito.
