Chuvas intensas atingiram cidades do interior de Mato Grosso do Sul nesta semana, elevaram acumulados em curto período e mantiveram alerta meteorológico ativo, com monitoramento de rios em áreas urbanas.
Em Rio Brilhante, a chuva acumulada do dia ultrapassou 60 milímetros, segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. A precipitação começou ainda na madrugada e seguiu ao longo do dia, com umidade próxima de 100% e temperatura em torno de 24 graus. O sistema também registrou rajadas de vento de até 34,2 quilômetros por hora, o que manteve o município em alerta para ventos intensos.
Na Cidade de Rio Negro, a ponte sobre o Rio Negrinho, que deságua no Rio Negro, está inundada pela água da chuva. as imagens a ponte já está submersa.
Dourados registrou chuva concentrada em curto intervalo. Foram cerca de 15 milímetros em apenas 20 minutos, conforme medições locais. O acumulado do dia se aproximou de 40 milímetros, com registros durante a madrugada e novamente no período noturno. O município esteve incluído em alerta do Inmet, mas não houve registro de ocorrências relacionadas a ventos até o fechamento deste levantamento.
Em Aquidauana, o volume de chuva foi menor, mas suficiente para elevar o nível do rio e acionar protocolos de acompanhamento. A Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantiveram vistorias no Rio Aquidauana após elevação registrada entre segunda e terça-feira.
Monitoramento do Rio Aquidauana
Segundo a Defesa Civil, o rio apresentou elevação de 4 centímetros no período, com aumento da vazão de 88,6 para 90,9, indicando maior força da água, mas sem risco imediato de enchente. Para que haja possibilidade de transbordamento no trecho entre Aquidauana e Anastácio, o nível precisaria ultrapassar 7 metros.
