A Prefeitura de Aquidauana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito de Aquidauana (DEMUTRAN), iniciou esta semana a construção de travessias elevadas para pedestres, em frente de escolas e Centros de Educação Infantil do município.
As primeiras passarelas elevadas estão sendo construídas simultaneamente em frente das Escolas CAIC Antônio Pace, CMEI Ademir Brites e Escola Pestalozzi.
Nesta etapa, também serão construídas as passarelas elevadas em frente do CMEI Bezerra de Menezes, Centro Cristão de Ensino, Escola CEJAR, Escola Cândido Mariano e CMA Rotary Clube.
Para a instalação dessas travessias, o prefeito Odilon Ribeiro determinou ao Departamento Municipal de Trânsito um estudo técnico e levantamento dos pontos mais críticos da cidade, para a construção das passarelas.
A construção das passarelas em Aquidauana é subsidiada via convênio do Governo do Estado por meio do Detran-MS com a Prefeitura de Aquidauana.
Estas travessias são itens de segurança e seu objetivo é fazer com que os motoristas reduzam a velocidade e respeitem o momento e o espaço de travessia dos pedestres.
Outro ponto a favor das passarelas elevadas de travessia é que elas possuem uma sinalização destacada, o que propicia melhor visão e obriga o condutor a reduzir a velocidade para não “rampar” a passarela.
“O objetivo primordial das sinalizações de trânsito é ajudar a preservar a vida dos cidadãos. Em frente às escolas, as passarelas são essenciais pois as crianças diariamente estão ali e, nem todos os condutores, respeitam e reduzem a velocidade em frente das escolas e CMEIs”, afirmou o diretor-executivo de Trânsito – Flávio Gomes Filho.
Na questão do trânsito em Aquidauana, uma das preocupações da Administração Municipal é ampliar e melhorar as sinalizações de trânsito da cidade, para prevenir, ajudar a evitar e reduzir o índice de acidentes de trânsito.
Aquidauana, na atual gestão, tem recebido grandes benefícios em infraestrutura, com ruas pavimentadas e recapeadas, o que tem melhorado a mobilidade urbana e o tráfego dos veículos. Em contrapartida, muitos condutores aproveitando que as ruas estão melhores, aumentam a velocidade e nem sempre respeitam a sinalização, se envolvendo em acidentes.
Fonte: AGECOM