Agitando e colorindo as águas do Rio Aquidauana com os caiaques, a “XXXVII Prova Santa Delfina de Canoagem”, aconteceu ontem (12), com sucesso e recorde de inscritos, nesse que é campeonato mais tradicional e antigo do país, atraindo dezenas de atletas e torcedores.
A Prova Santa Delfina é uma realização do Clube de Regatas de Aquidauana, em parceria com a Federação de Canoagem de MS e o apoio da Prefeitura de Aquidauana, via Fundação de Esporte (FEMA).
Com 70 canoístas competindo com energia e empolgação a cada remada, a etapa bateu recorde de inscritos. Dentre os competidores participaram atletas da Seleção Brasileira de Canoagem de Velocidade e atletas da Seleção Brasileira de Slalom, dentre eles, Caio Moreno, Pepe Gonçalves e Pedro Aversa.
A prova aconteceu em 13 categorias, entre elas: feminino e masculino iniciante, feminino sênior, feminino master, turismo, 4,5 Open, K1 Sênior, Master A, Master B, Master C, Júnior, Feminino Infantil e Masculino Infantil.
O atleta mais rápido foi o jovem Aquidauanense Afonso Miranda, do Clube de Regatas de Aquidauana, disputou na categoria Júnior, garantindo a marca de 1:07:20”, ficando em 1º lugar no ranking geral da prova. Já no feminino, a primeira atleta a cruzar a linha de chegada foi a atleta Bárbara Ferreira Santos, que terminou o percurso com 1:20:04”.
A largada da prova aconteceu na Cachoeira do Campo e a chegada no Clube dos Médicos de Aquidauana, com aproximadamente 18km de percurso.
Neste ano, a canoagem ganhou novos praticantes, que são as crianças e adolescentes da Escolinha de Canoagem da FEMA. Eles largaram no Porto dos Soldados e remaram até o Clube dos Médicos, integrando a categoria infantil com 7 atletas. Os alunos receberam o incentivo dos pais e familiares e dos coordenadores da escolinha presentes na competição, os professores Wellington Moresco, Diego Orsi e Bruno Amorim.