Riquezas naturais brasileiras – como a floresta amazônica, as praias, o Pantanal, as falésias do litoral nordestino e as serras gaúchas – têm atraído, cada vez mais, visitantes de todas as partes do mundo. O consumo dos turistas estrangeiros no Brasil alcançou uma marca recorde e US$ 3,7 bilhões (R$ 20,9 bilhões) foram injetados na economia do país por meio do turismo internacional, de acordo com levantamento feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) com dados do Banco Central.
Esses gastos ultrapassam o resultado registrado no primeiro semestre de 2014, ano da Copa do Mundo, até então considerado o melhor período da série histórica, quando os viajantes deixaram US$ 3,5 bilhões (R$ 20,2 bilhões) no Brasil. Além desse novo recorde, houve ainda um aumento de turistas estrangeiros desembarcando no Brasil. No primeiro semestre de 2024, 3.597.239 viajantes entraram no país, 9,7% a mais que o observado no mesmo período de 2023. A expectativa é que este ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 (6,6 milhões).
Nesse contexto, a Embratur e o Sebrae lançaram uma campanha para promover os destinos brasileiros na Europa, com o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”. A iniciativa foi lançada no sábado (27), na Casa Brasil, endereço do país, em Paris, durante os Jogos Olímpicos.
Essa movimentação em solo brasileiro evidencia o papel de ações que promovam o turismo, como o lançamento da Casa Brasil durante as Olímpiadas deste ano, em Paris, além do trabalho realizado pelos Polos de Turismo de Experiência e de Ecoturismo do Sebrae. Segundo o presidente da instituição, Décio Lima, o Brasil já é o 12º destino turístico do mundo.